> > >

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Preconceituoso: "A FAMÍLIA DE JESUS CRISTO" (Fantástico)

Em síntese: Na noite de 25/12/2005, quando ainda se celebrava o Natal, o program"FANTÁSTICO" da TV Globo apresentou uma reportagem segundo a qual Maria SS, teve outros filhos além de Jesus. A afirmação do pesquisador assim evocado é totalmente gratuita ou infundada. - A seguir, será proposta sucintamente a explicação do vocábulo a explicação do vocábulo "irmãos (de Jesus)" à luz da linguística e da tradição cristã. Os ditos irmãos de Jesus seriam filhos de José num primeiro casamento (hipótese muito antiga, pois data de 150 aproximadamente a fonte que a propõe) ou seriam primos de Jesus, dato que São José teve um irmão chamado Cleofas ou Alfeu, ao qual se atribuem os filhos ditos "irmãos" de Jesus,

* * *

Quando ainda se celebrava o Natal de Jesus, na noite de 25/12 pp. o programa FANTÁSTICO da TV Globo apresentou uma reportagem preconceituosa sobre "A Família de Jesus". Vamos a seguir, reproduzir os principais traços dessa reportagem e tecer-lhe comentário,

1. A Reportagem

Os dizeres do programa em foco foram publicados na internet, donde vão extraído as seguintes passagens:

"O americano Tony Burroughs é o homem que investigou a família de Jesus. Ele esteve no deserto da Judeia, em laboratórios arqueológicos na Europa, pesquisou textos bíblicos, buscou pistas em documentos do início da era cristã e ouviu especialistas conceituados. Ele é um investigador experiente: é um genealogista, pesquisa a história das famílias. Nos últimos 20 anos, ele rastreou o passado e centenas de americanos descendentes de africanos.


Hoje Tony Burroughs acredita ter juntado as peças de um fascinante quebra-cabeças. Como era na verdade a família de Jesus Cristo? Ele teve irmãos? Quem foram esses irmãos?

Depois de consultar uma grande variedade de fontes, Tony Burrougs acredita ter conseguido traçar os ramos principais da árvore genealógica de Jesus. Jesus, Sim~]aos e Judas são apontados como filhos de Maria, Maria teria escolhido esses três nomes porque, segundo este historiador bíblico, são nomes de guerreiros, heróis que lutaram contra a opressão romana, um cenário violento que a mãe de Jesus conheceu de perto.

Os outros dois supostos irmãos de Jesus, Tiago e José, têm nomes de reis de Israel, e seriam filhos do primeiro casamento de José. Pelo investigações de Tony Burroghs, Jesus Cristo teria então dois irmãos de sangue mais novos, dois meio-irmãos mais velhos e duas meio-irmãs. No Novo Testamento é o nome de Tiago que aparece primeiro, sugerindo que ele seria o mais velho".

Que dizer a respeito?

2. Resposta devidamente fundamentada

2.1. Preconceito

Antes do mais, chama a atenção o fato de que, entre os "irmãos" de Jesus, Burroughs escolhe dois que ele apresenta como filhos de Maria e José. ficando os outros como filhos de São José em seu primeiro casamento. Pergunta-se: por que essa distribuição de filhos? Onde é que Burroughs encontrou base para assim proceder?  Por que não são os quatro igualmente filhos do mesmos casal? - A resposta não é clara; parece dever-se a um preconceito, a saber: atribuir, de algum modo, vários filhos a Maria SSma.

2.2. Como entender a questão?

Vejamo-lo serenamente.

Maria teve outros filhos além de Jesus?

Há quem responda positivamente a este pergunta, apontando os textos de Mc 6,3 e Mt 13, 55ss, que falam de irmãos (adelphoi: Tiago, Simão, José e Judas) e de irmãs de Jesus. Esta interpretação encontra dois principais obstáculos:

a) Ao morrer, Jesus confia sua mãe e João, filho de Zebedeu e Salomé, como se Maria não tivesse quem a amparasse dentro do mesmo lar (ver Jo 19, 25-27);

b) Aos 12 anos de idade, Jesus vai a Jerusalém com seus pais celebrar a Páscoa como sendo filho único. Ora, se Jesus teve irmãos, estes terão sido doze ou mais anos mais jovens do que Jesus - o que não condiz com o papel desempenhado pelos "irmãos" de Jesus nos Evangelho, papel de quem tem mais idade e autoridade (ver Jo 7, 3 e Lc 2, 41-49).

Donde se conclui que os ditos "irmãos" de Jesus não eram filhos de Maria e José. A palavra grega adelphoi é equivalente ao vocábulo semita "ah" que significa parentesco em geral (ver Gn 13, 8-14; 29,15). No Cântico dos Cânticos a noiva é chamada "irmã": "Já vim ao meu jardim, minha irmã, noiva minha, colhi minha mirra e meu bálsamo" (5,1).

Para explicar este parentesco há duas hipóteses:

a) Os "irmãos" de Jesus seriam filhos de São José num primeiro matrimônio; José ter-se-ia casado viúvo com Maria SSma. Esta hipótese é muito antiga, pois já a atesta o apócrifo Protoevangelho de Tiago datada de 150 aproximadamente;

b) Os "irmãos" de Jesus seriam primos dele, pois teriam por um certo Cleofas ou Alfeu, irmão de José. Esta segunda hipótese é mais tardia, mas tornou-se comum após São Jerônimo (+ 421).

É este um caso que torna evidente o princípio: Não se pode ler a Escritura independentemente da palavra oral, que lhe é anterior e que a acompanha a fim de que seja interpretada corretamente.

Compreende-se por que Maria não teve outros filhos além de Jesus: foi chamada a ser o Tabernáculo da Divindade, no qual o Grande Rei devia tomar assento. Toda a tradição cristã lhe reconheceu esta prerrogativa, designando-a como a "sempre virgem (aeiparthenos").

(Ulteriores observações se encontram no Curso de Mariologia, módulos ll1l3-17, editados pela Escolha "Mater Ecclesiae"", telefaz: 0 XX (21) 2242-4552)

Da Revista "PERGUNTE E RESPONDEREMOS" Ano XLVII maio 2006 n. 527)



POSTAGEM SEGUINTE - Passeando pela internet hoje, resolvi visitar o blog O CATEQUISTA , e lá encontrei essa matéria muito interessante e resolvi postá-la, para que caiam por terra as mentiras difundidas por um monte de professores ateus, ou que, se achando muito competentes, acabam demonstrando sua ignorância por falta de pesquisa dos fatos a fundo, espalhando assim, informações deturpadas. E a verdade seja levantada como sinal de Salvação (Jo 3,14-15).


POSTAGEM ANTERIOR - Se todos os ensinos de Jesus foram registrados na Bíblia, por que será que nela não encontro esta declaração?





Nenhum comentário: