> > >

sábado, 2 de maio de 2009

IMAGENS - PROIBIÇÃO




TERIA DEUS PROIBIDO TODA QUALQUER IMAGEM?


o Antigo Testamento a proibição de fazer imagens não era algo tão absoluto como pregadores fundamentalistas pretendem. Há, outrossim, textos que mostram que o próprio Senhor mandou fazer imagens para manter a piedade de Israel.Assim, no mesmo livro do Êxodo, também lemos, como vimos acima, que o Senhor mandou Moisés colocar dois querubins de ouro sobre o propiciatório da arca; era pelo propiciatório assim configurado que Javé falava ao seu povo. Por isso a Bíblia costuma dizer que "Javé está sentado sobre os querubins" (Ex 25,17-22). Caberia conferir, nesse sentido, outros textos como 1 Rs 6,23-28; Nm 21,4-9; etc


ÍNDICE

EVANGÉLICO: - ... Êxodo 20-4,6 como os católicos explicam essa parte?___________________________________

RESPOSTA: - Simples. Muito simples mesmo!
O que nos diz o texto original de Êxodo 20,4-6 e não somente este mas também Deuteronômio 5,8?

Veja o texto original em hebraico, mas não se assuste com as letrinhas diferentes e sem vogais:

"לא תעשׁה לך פסל וכל תמונה אשׂר בשׂמים ממעל ואשׂר בארץ מתחת ואשׂר במים מתחת לארץ"

Conte a quarta palavra da direita para a esquerda (é assim que se escreve o hebraico) e encontrará a palavra " פסל", que se lê "FESEL" e se traduz no grego por "EIDOLON" e no português por "ÍDOLO".

Portanto, o que Deus realmente está proibindo são IMAGENS DE ÍDOLOS com as quais os hebreus estavam tão acostumados, e não toda e qualquer imagem.


Ou, então, como se explica que:

1 - Deus as tenha mandado fazer?

"Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro... " (Êxodo 25,18);


"... e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.” (Números 21,8).

2 - Deus as aprovasse e abençoasse enchendo com sua glória o templo de Salomão, que esteva repleto delas?

"Quando os sacerdotes saíram do lugar santo, a nuvem encheu o templo do Senhor, de modo tal que os sacerdotes não puderam ali ficar para exercer as funções de seu ministério; porque a glória do Senhor enchia o templo do Senhor" (1 Reis 8, 10-11)
3 - Deus tenha operado milagres através delas?

"Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, CONSERVAVA A VIDA" (Números 21,9)

4 - Deus tenha permitido que seus amigos o adorassem prostrados à frente delas ?

"Josué rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por terra até a tarde diante da arca do Senhor, tanto ele como os anciãos de Israel, e cobriram de pó as suas cabeças" (Josué 7,6).


ÍNDICE




.-

16 comentários:

Unknown disse...

Deus não proibe que façamos imagens e sim que as façamos para que nos curvamos à elas, façamos delas ídolos, deuses, intermediários entre nós e Deus.Leia o primeiro mandamento : EU Sou o Senhor.Não farás imagens... .Para entender melhor e detalhadamente leia Deuteronomio cap.4 e versículos 15 a 19.De fato, não há proibição de confacção de imagens, como voces mesmo sitam,e é o caso dos querubins na arca da aliança, mas não eram usadas para orações á eles .No caso da serpente de cobre, vejam o que aconteceu quando o povo de Israel a colocou num altar e começaram a veneraren-na e invocala em atos religiosos.Alias, diz a Biblia no livro de 2Timóteo 2.5 : Não há intermediários entre Deus e os homens, só Jesus Cristo, homem. A questão está mal formulada. Deus é Espírito, e procura os que o procuram e espírito e verdade, Ele mesmo diz : Quando falei-lhe no monte Sinai, não viste imagens. Leia a Palavra e naõ siga o que dizem e querem que voce pense, leia e conclua por voce mesmo, e não siga argumentos humanos, com interesses não vedadeiramente expressos.Att.carlosperez.claro@gmail.com.

MENTIRAS CONTRA A IGREJA CATÓLICA disse...

Carlos: - "Deus não proibe que façamos imagens e sim que as façamos para que nos curvamos à elas, façamos delas ídolos, deuses, intermediários entre nós e Deus..."
_______________________

Obrigado, Carlos, por seu comentário ao qual tenho prazer em responder.

1. Você se esqueceu de verificar que Josué e todos os anciâos de Israel prostraram-se com os rostos em terra à frente das imagens de dois santos (os anjos são santos). Dirá você: "Não! Prostraram-se diante do Senhor que estava representado pela Arca da Aliança".
Respondo: a - As imagens faziam parte integrante da Arca; b - Pode-se prostrar-se diante de um objeto sagrado para se adorar a Deus? Se isto não for idolatria, podemos, portanto adorar a Deus ajoelhados diante de um crucifixo, que tal qual a Arca, representa Deus.

Pode-se prostrar-se ante uma imagem de Santo? Sim. Foi isto que aconteceu com Josué.O que não se pode fazer (e isto jamais acontece na Igreja Católica), é considerar esta imagem, ou ao santo representado por ela como uma divindade.Isto sim é idolatria.

MENTIRAS CONTRA A IGREJA CATÓLICA disse...

Carlos: "... Não há intermediários entre Deus e os homens..."
________________________

Qualquer pessoa que se põe a orar a favor de outrem é um intermediário entre Deus e esta pessoa. Cristo determinou que orássemos até mesmo por nossos inimigos. Além disso, Jesus nos aconselhou que nos fizéssemos amigos dos que têm suas moradas nos tabernáculos eternos para que eles nos recebessem ali quando o Senhor nos tiver tirado da administração de seus bens neste mundo (Lc 16,9). Será que tais préstimos não são intermediação entre Deus e os homens?

Perguntar-me-á:

- E como fica, então, esta contradição?

Respondo-lhe:

- Há contradição apenas na interpretação dos amotinados protestantes. Se tivesse lido esta passagem (1 Tim 2,1-6) até o fim, poderia notar que Cristo é o único intercessor em sua entrega para nossa salvação.

Unknown disse...

A origem das igrejas cristãs é a igreja judaica, que ainda não aceita Jesus como Messias, mas, como preveem as escrituras, aceitarão : "...Pelo que Deus o exaltou grandemente e lhe deu um Nome que é sobre todo o nome. Para que ao Nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos ceus, na terra e debaixo da terra, E toda lingua confesse que JESUS CRISTO É O SENHOR, para a glória de Deus Pai". Quem ve-se como cristão, deve ter em mente que todo o Novo Testamento é a confirmação do Velho testamento e suas professias (Mt 5.17-26 bem como outros textos), mas também que a Bíblia è tudo o que Deus tinha a dizer-nos atravez de Sua Palavra:"...porque vos dei a conhecer TUDO o que ouvi de meu Pai" (Jo 15.15), e "Não acrescenteis à palavra que vos ordeno, nem diminuais...(Dt 4.2;Pv 30.6;Ap 22.18).O Espírito Santo de Deus, meu Senhor, é que inspirou homens a escreve-la(2Pe 1.16-21)
Portanto, basta-me a Bíblia para saber a verdade("...a Tua Palavra é a verdade."- Jo 17.17).
Os judeus não tinham imagens de adoração, veneração, intermediação, ou qualquer outro adjetivo. E Jesus é o Messias, o Ungido de Deus de Israel, o Filho de Deus, que foi sacrificado em holocausto por todos os homens, como previam as escrituras.Se voce quizer entender de fato, peça (Mt 7.7,11) entendimento ao autor das escrituras (Lc 24.45), pois, atravez do Espírito Santo de Deus voce terá as mesmas verdades a mim, e a todos os que o buscam (Jr 29.13).Ele não muda (Ml 3.6)e não muda Sua Palavra.Não é por entendimento humano que conheço a vontade do Deus de Israel, e sim por revelação de Sua Palavra.O centro do novo testamento está em Jo 14.6;12,13,14).
Mas, para que voce não diga que não respondi tuas questões, veja em Js 7.10 a reprimenda que Josué sofreu do Senhor.Leia tambem em 2Rs 18.3 e 4 o que Ezequias fez com o erro do povo, conduzidos por falsos sacerdotes, ao idolatrar a cobra que Moisés tinha feito séculos atraz.Leia Dt 4.15,19 sobre imagens, e o que fala o Salmo em relação a imagens que tem olhos e não veem, tem boca e não falam... .A Igreja primitiva não tinha imagens, intermediários, nada que estivesse intermediando o relacionamento com Deus, exceto o Sacerdote e os Profetas, e que deixaram suas importancias com o advento do Espírito Santo derramado em todos os servos(At 2.14-21:Jl 2.28-32).A igreja de Roma, séculos depois de implamtada, corrompendo-se com crenças pagãs, mudou a origem cristã.Não vou agredi-lo com opiniões que poderiam criar mais que polemicas, poderia mas não devo faze-lo, antes, espero que voce conheça o verdadeiro Deus, não atravez de homens, instituições, tradições..., e sim pela procura sinceramente(2Cr 15.2b).Em resumo, Deus não proibe que o homem faça imagens, aliás, ao homem Deus dá livre arbrítrio.Só não quer é ser substituido por qualquer outro, sendo imagem e ou não.A Palavra de Deus não muda, não pode mudar.Nem mesmo Deus pode mudar Sua Palavra.E Ele diz que é comigo, pois está escrito e eu creio(crer não é acreditar, leia o original grego) e ponto.Se voce não quer acreditar, sinto muito...
Que Deus tenha misericórdia de voce.Que Deus o abenções.

MENTIRAS CONTRA A IGREJA CATÓLICA disse...

Carlos - "... a Bíblia è tudo o que Deus tinha a dizer-nos atravez de Sua Palavra..."
___________________________

Em nenhum parte da Bíblia você encotrará um texto que diga tal coisa, que, inclusive, contaria outras passagens da própria Bíblia.

MENTIRAS CONTRA A IGREJA CATÓLICA disse...

Carlos - "... .A Igreja primitiva não tinha imagens... "
_______________________________

Basta ver as gravuras das catacumbas para se ficar convencido que os primeiros cristãos as tinham em grande quantidade.Até mesmo os evangélicos, que tanto nos criticam, têm também muitas imagens em seus templos. Veja

http://www.orkut.com.br/CommMsgs?cmm=30891250&tid=5360393599579038041&kw=imagens+protestantes

Unknown disse...

Vou escrever textualmente para voce: Dt 4.15 - Guardai, portanto com solicitude as vossas almas.Vós não vistes figura alguma no dia em que o Senhor vos falou sobre o monte Horeb do meio do fogo; não suceda que engandos façais para vós alguma imagem esculpida, quer seja figura de homem quer de mulher, ou representação de qualquer animal que há sobre a terra, ou das aves que voam debaixo do ceu, ou dos répteis que que se movem sobre a terra, ou dos peixes, que debaixo da terra, moram nas aguas; não suceda que levantando os olhos ao ceu, e vendo o sol e a lua, e todas as estrelas do ceu, caindo no erro, adores e prestes culto a essas coisas que o Senhor teu Deus criou para servir a todas as gentes que estão debaixo do céu.

Unknown disse...

Também : João 15.15 - Não mais vos chamarei de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque, vos dei a conhecer _tudo_aquilo que ouvi de meu Pai.
Ambos os textos estão na ediçao da Biblia Sagrada 39 edição, das Ediçoes Paulinas - com tradução da Vulgata pelo Pe Matos Soares/ de 1982.
Ademais, se há inscrições e vestígios de imagens na igreja primitiva, não quer dizer que eram para adoração/intermedição/veneração ou qualquer outro adjetivo justificativo para ações da igreja romana , que, distanciando-se propositadamente dos judeus, criou , praticamente uma nova religião. Por acaso há, entre os judeus,e ou igreja/crença/rituais judeus alguma imagem ? Hoje ou no passado ?Por acaso há São Moisés ?São Josué ? Santo Elias ou Santo Eliseu ?São David ?, ou qualquer patriarca ou profeta do velho testamento sendo intermediário entre Deus e os homens, como fazem os católicos ?Aliás, mais ainda, sei que há igreja dedicada a São Miguel Arcanjo .
Leia : Ap 19.10 - Então caí aos seus pés para me prostrar diante dele. E ele disse-me : Vê, não faças tal; eu sou servo como tu e como teus irmãos que tem o testemunho de Jesus. Adora a Deus.
Quer mais ?
Leia Atos 3.6;12;16 - e veja Pedro não aceitando que o povo o adorasse/venerasse ou que o valha.Ou Paulo em Atos 14.15 - ..Ó homens, que ide fazer? Nós também sosmo mortais, homens como vós...
Portando, nao vou continuar debatendo com quem quer apenas o debate.Sou mais que servo, sou um Filho de Deus, do Deus de Abraão, de Isaac, de Jacob; Filho do Deus de Israel, do Altíssimo que fez os ceus e a terra e tudo que há atravez de Sua Palavra (Hb 11.3) e sei que o que meu Senhor determinou e quer é que façamos o que está em Marcos 16.15-18 por completo.Pois Ele diz em João 14.12 o que quer daquele que cre.
Não discuta opiniões, assim dis a Bíblia, que é a Palavra e esta é o poder de Deus.Para quem cre.(não é acreditar / leia aprenda o que é crer no original grego).
Sou participante de uma igreja, das que a imprensa chama de neo-pentecostal, mas tenho a plena convicção, fé (outra palavra para voce aprender o que significa, talvez ajude um pouco, um pouco , Hb 11.1 - Aliás, não confunda fé com crer ) de que sou dependente de Deus, não de Igreja, nem de pastor, bispo ou qualquer cargo eclesiástico. Junto-me a ele, em culto de adoração/louvor , mas vou na minha fé, pois assim está escrito, e ninguem pode mudar/cancelar o que está escrito.
Que o Senhor Jesus tenha misericórdia de sua alma, e que o Espírito Santo o convença da verdade.
Assim seja, em Nome de Jesus.

MENTIRAS CONTRA A IGREJA CATÓLICA disse...

Carlos - ... se há inscrições e vestígios de imagens na igreja primitiva, não quer dizer que eram para adoração/intermedição/veneração ou qualquer outro adjetivo justificativo para ações da igreja romana , que, distanciando-se propositadamente dos judeus, criou , praticamente uma nova religião...
____________________

Os israelitas veneravam a arca, seu templo e todos os objetos sagrados (Venerar nem sempre significa adorar)o mesmo que acontece na Santa Igreja Católica.

Outra: Costumamos chamar igreja francesa, escocesa, etc. referindo-nos não à totalidade da Igreja. Quando você diz IGREJA ROMANA, não estará se referindo à Igreja Católica em geral, mas somente à comunidade da Igreja que está em Roma.

Quanto à Intercessão, você está enganado, pois as imagens de forma alguma podem interceder por alguém, mas somente os santos representados por elas; quanto à adoração, mais errado ainda, pois não adoramos nem imagens nem, tão-pouco aos santos.

MENTIRAS CONTRA A IGREJA CATÓLICA disse...

Carlos - "... a Bíblia è tudo o que Deus tinha a dizer-nos atravez de Sua Palavra:"... "

"Quem vos ouve a mim ouve..." Cristo fala pela boca de seus legítimos enviados, isto é, os bispos e presbíteros da Santa Igreja Católica. Suas palavra não estão escritas na Bíblia, porém a Bíblia nos diz que suas palavra são palavras de Jesus, que é Deus.

Além do mais você não será capaz de nos apresentar um único texto que fale claramente isto que você está afirmando.

Unknown disse...

Parece-me que voce quer porque quer debater temas sem fim. Defende a igreja, defende as pessoas que dirigem a igreja católica apostólica romana, como se a igreja precisasse de defensores. Eu creio que a mudança que atualmente ocorre no Brasil, assim como esta mesma mudança ten-se espalhado pelo mundo é obra de Deus, é obra do Espírito Santo do Deus de Israel para que houvesse um novo avivamento espiritual neste mundo onde o domíninio do diabo é grande. Os Papas não são sucessores de apóstolo Pedro, mesmo porque Pedro não foi à Roma ser sacerdote de uma igreja destinada aos gentios. Ele , como diz a Bíblia era coluna na igreja de Jerusalem, junto com João e Tiago. Ele não foi cruscificado de ponta cabeça em Roma; isto é estória que não consta das escrituras. Paulo, sim, é que foi destinado a levar o evangelho aos gentios.Os Papas são sucessores de Constantino. A igreja católica é a sucessora do império romano, é dirigida por sucessores de Cesar.
A Bíblia só contem 66 livros (e não 72, com os 07 livros deuterocanonicos só reconhecidos pelos católicos - sem uso pelos protestantes e pelos judeus )porque são livros em que um confirma o outro, na integra, por inteiro, pois Deus não inspiraria alguem para escrever parte verdade e parte falsa (apócrifo), pois a Bíblia é escrita pelos que foram inspirados pelo Espírito de Deus.E nada nem ninguem pode mudar o que está escrito, nada pode mudar o que Deus falou. E só é representante do Senhor o que fala a Sua Palavra, em concordancia, sem acrescentar nem diminuir. Por isto , cremos no que está escrito, nós temos a mente de Cristo e fazemos tal como Ele fez, pois está escrito em Marcos l5.15-18 : Ide..., e os curarão.Está escrito e ninuem pode mudar, meu Pai falou e ninguem pode mudar.Cumpra-se !
Abra teus olhos, pois a tua alma é o teu bem mais precioso. Para onde vai tua alma quando voce partir ?
Não sigua homens, pois se estes se peerderem voce tambem se perde por segui-los. Siga O Deus de Israel e Sua Palavra e voce receberá a maior e melhor vitória, a tua salvação.
Que O Senhor Jesus o abenções abundantemente.

MENTIRAS CONTRA A IGREJA CATÓLICA disse...

Carlos: - ... a Bíblia è tudo o que Deus tinha a dizer-nos atravez de Sua Palavra:"...porque vos dei a conhecer TUDO o que ouvi de meu Pai" (Jo 15.15)...

Caríssimo irmão. A própria Bíblia não afirma o que consta acima. Pelo Contrário. Sabemos que Cristo fala pela boca de seus legítimo enviados (São Lucas 10,16).Além disso o texto a que recorreu, muito longe de afirmar o que querem os rebelados protestantes, confirma a Santa TRADIÇÃO a qual Cristo manda observar e ensinar que se observe (São Mateus 28, 17-20 - não somente Cristo não mandou escrever qualquer coisa, como também ainda não existia uma única linha do Novo Tetamento) e São Paulo determina em sua epístola que devemos conservá-la (II Tessalonicenses 2,15).

MENTIRAS CONTRA A IGREJA CATÓLICA disse...

Carlos - "... Os Papas não são sucessores de apóstolo Pedro, mesmo porque Pedro não foi à Roma ser sacerdote de uma igreja destinada aos gentios..."

Sem qualquer prova você diz não, mas eu com prova digo que "sim". Santo Ireneu que escreveu em 180 d.C., nos dá a lista dos primeiros papas e nos fala que todas as demais comunidades da Igreja devem estar de acordo com Roma (Ireneu de Lião, 180 d.C., Contra as Heresias III,3,2-3 - Eu tenho este Livro).

MENTIRAS CONTRA A IGREJA CATÓLICA disse...

Carlos: - "... A Bíblia só contem 66 livros (e não 72, com os 07 livros deuterocanonicos só reconhecidos pelos católicos - sem uso pelos protestantes e pelos judeus )porque são livros em que um confirma o outro, na integra, por inteiro, pois Deus não inspiraria alguem para escrever parte verdade e parte falsa..."

Nem você, nem seus pastores, nem suas igrejas são inerrantes. Todos são passíveis de erros. Sua lógica é relesmente humana. Somente a Igreja Católica tem a garantia bíblica de sua INERRÂNCIA, porquanto o Espírito Santo a respeito dela, chama-a de SUSTENTÁCULO da verdade (1Tim 3,15). Somente ela, pois, tem o Espírito Santo para discernir quais livros são ou não são inspirados. Portanto, de conformidade com o que este mesmo SUSTENTÁCULO nos afirma, a Bíblia tem 73 livros inspirados e não 66 confromeafirmam pessoas não autorizadas.

Uziel disse...

Carlos vejo que tem conhecimentos sobre a Bíblia, mas conhecimento não é "entendimento" das palavras de Deus, conhecimento é da carne entendimento é dom, e até mesmo no teu conhecimento, você deixou muito a desejar, pois nota-se que se você tivesse o mínimo de entendimento, saberia que as escritura Original não é grego, e sim Arcaico(Hebraico antigo) nem no Hebraico moderno, e quanto as imagens, todos sabemos que não devemos adora-las, somente Deus é digno de adoração, ao contrário do que Oswaldo mencionou em um do seus comentários, que anjos são santos e podemos ajoelha-se diates deles e adora-los. Não é meu ponto de vista, mas está escrito na Bíblia

“10 Então me lancei a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal: sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.” (Apocalipse Cap. 19.- Cap. 22,9).

Meus irmãos não busque conhecimentos só na Bíblia sua, pois Bíblia é um livro que contem as Sagradas escrituras, traduzidas para o português do grego já distorcidos alguns Cap. e Vers. Pois a cada tradução eles os responsáveis (pra não dizer IRRESPONSSÀVEIS), eles mudam somente o que lhes convém, distorcendo a verdadeira palavras de Deus.

Pra não deixar a desejar, mostro um exemplo para vocês, uma Bíblia não moderna

Ezequiel Cap. 34
2 Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?

A versão nova nos dias de hoje:

Ezequiel Cap. 34
“2 Homem mortal, fale contra as autoridades que governam o meu povo de Israel. Profetize contra elas e diga que eu, o SENHOR Deus, estou dizendo o seguinte: Vocês, autoridades, são os pastores de Israel. Ai de vocês, pois cuidam de vocês mesmos, mas nunca ”

Assim como essa com certeza em todas as vezes que fora traduzidas foram para destorcer as palavras de Deus, e até livros foram removidos da Bíblia para não revelar a verdade.

MENTIRAS CONTRA A IGREJA CATÓLICA disse...

MALDADE OU ENGANO? - UZIEL: - "... ao contrário do que Oswaldo mencionou em um do seus comentários, que anjos são santos e podemos ajoelha-se diates deles e adora-los!
__________________

Venerar sim, 'ADORAR' no sentido restrito de prestar um culto devido unicamente a Deus, NUNCA!

Com efeito, algumas vezes se emprega esta palavra no sentido de "gostar muito", "amar muito"... não é raro vermos os próprios rebelados, que tanto nos acusam, dizer "Adoro o Smilinguido"... NA VERDADE, ISTO NÃO É ADORAR REALMENTE.