> > >

quinta-feira, 14 de março de 2013


ONDE ESTÁ NA BÍBLIA A ORDEM PARA SE FAZER SÚPLICAS A MORTOS?
Antonio dos Reis: - Muitos rodeios, mas não respondeu a pergunta que fiz - Perguntei onde está na Bíblia a ordem para se fazer súplicas a mortos. Como não tem resposta, eles passam a tratar os evangélicos de "rebeldes". 

Autor: Oswaldo



A sua resposta envolve as seguintes questões:


1. Se os mortos estão realmente mortos, inconscientes, adormecidos. A isto responde Jesus: "Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos" (Mt 22,32);

2. Se devemos ter amizade com eles; se podemos fazer algo por eles e eles, algo por nós. Jesus também lhe responde: 

"E eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos.." (Lc 16,9).


Estes amigos, que não estão inconscientes, mas que já têm a posse das moradas eternas, necessitados (todos eram devedores da justiça divina), foram por nós beneficiados através do uso das coisas que não nos pertenciam (por isso Jesus as chama de "riquezas da injustiça"), pois tudo do que dispomos nesta vida é  propriedade de nosso "patrão", inclusive os méritos pelos sofrimentos e morte de Jesus, o qual não quer que os ignoremos e, muito menos, que os hostilizemos, como fazem os rebelados, mas que sejamos seus amigos;


3. Ora, se podemos, nesta vida, interceder por nossos irmãos, Jesus nos mostra claramente que devemos igualmente favorecer aos que já não vivem entre nós e, como consequência, seremos também por eles beneficiados. 

É lícito pedir-lhes a intercessão a nosso favor? 

Claro que sim. É bíblico. 



Não pense que se alguém tem o poder de acusar os maus, não possa também defender os bons - "Não julgueis que vos hei de acusar diante do Pai; há quem vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. " (Jo 5,45). Portanto, o próprio Moisés estará diante de Deus para nos defender. Outra passagem nos mostra a possibilidade de este mesmo Moisés interceder por seus amigos, muito embora, no caso, não possa ser atendido: "Mesmo que Moisés e Samuel estivessem diante de mim, eu não teria piedade desse povo. Expulsa-os da minha presença, que eles saiam!" (Jr 15,1).

4. REBELADOS - Se fossem fiéis não teriam saído dentre nós, quebrando a unidade pedida por Cristo: "Ouvistes dizer que o ANTICRISTO deve vir; e já vieram muitos ANTICRISTOS: daí reconhecemos que é chegada a última hora. ELES SAÍRAM DE ENTRE NÓS, mas não eram dos nossos" (I Jo 2,18);  "Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim. Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim" (São João 17, 20-23).

Enquanto estiverem FORA DA UNIDADE, não poderão ser perfeitos: "para que sejam perfeitos NA UNIDADE".



Nenhum comentário: